Os 5 erros mais comuns na hora de gravar um vídeo

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

Vídeos estão se tornando cada vez mais presentes como uma alternativa para a divulgação de conteúdo na internet. Além disso, eles podem ser uma excelente ferramenta para alavancar vendas, prospectar clientes e botar pra quebrar no marketing pessoal. Quem nunca gravou um videozinho aí que atire a primeira pedra! Todo mundo está, de certo modo, familiarizado com o play de uma gravação.

Mas, nem tudo são flores! O mercado, como todos sabem, exige profissionalismo. Um vídeo mau feito pode causar uma impressão equivocada para seu público, afastando você dos seus objetivos. É bastante comum achar que o sobrinho faz o trabalho de um profissional porque ele “mexe com computador”, mas esta decisão pode sair mais caro do que se possa esperar!

Na hora de gravar é bom estar atento em alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Por isso elenquei os 5 erros mais comuns de principiantes, se você se atentar à eles já está com meio caminho andado para um bom material!

  1. Movimentos bruscos com a câmera. É muito importante que a pessoa que está gravando com a câmera na mão tente manter uma postura confortável, especialmente em takes mais longos, isso ajuda com que se tenha mais firmeza com a câmera e evita que a imagem fique trêmula, controlar a respiração também é importante para que não tenha uma “imagem ofegante”. E cá entre nós, um tripé é sempre bem vindo!
  2. Planos na diagonal. A menos que você esteja filmando uma obra artística de cunho experimental, não entorte a câmera! Para quem assiste o vídeo a sensação é de vertigem. Não é muito legal.
  3. Iluminação. Sempre preocupe-se com a luz! Em ambientes internos evite paredes brancas e com grande incidência de luz, objetos brilhantes também podem atrapalhar sua imagem. Quando não controlamos a iluminação a qualidade de todas as cores pode ser afetada, dependendo do equipamento que estiver usando um filtro pode te ajudar. Na locação externa procure gravar com boas condições do tempo, um dia nublado pode deixar suas cores esmorecidas. Mas o sol do meio dia também não é indicado, o ideal é uma iluminação equilibrada.
  4. Enquadramento. Nunca faça corte nas articulações; cintura, joelho, cotovelo. Passa um impressão ruim para quem assiste. Cortar no meio da testa também não é legal, deixe pelo menos dois dedos acima da cabeça. Planos mais próximos passam a sensação de proximidade para quem te assiste, mas tenha cuidado com big closes! Na hora de se posicionar para a câmera evite o centro, utilize a regra dos terços. Lembre-se de mostrar apenas o que você quer e não tudo ao redor.
  5. Cenário, Todos os objetos em cena podem servir como simbolo para você passar uma mensagem e você não quer passar impressões equivocadas para quem o assiste, não é mesmo? Escolha bem os objetos, eles podem significar muito em seu vídeo. A organização do ambiente,também é fundamental.

Por mais simples que pareçam, estes são erros comuns que pipocam em diversos materiais que recebemos para projetos de edição. Se atentar para eles ajuda a melhorar a qualidade do material que você vai compartilhar e, consequentemente, maximiza resultados.

Bora gravar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA